domingo, 8 de setembro de 2013

Big Muff PI Teste, Review e Historia - Electro Harmonix



Senhoras e senhores guitarreiros,

 Tem muita coisa que eu quero abordar nos próximos posts e uma dessas coisas é o assunto "pedais". Sim pedaizinhos de efeitos, essas caixinhas são extremamente viciantes pra quem curte guitarra(minha namorada pode comprovar essa informação).

 Cada pedalzinho dos que possuo atualmente(não são muitos) foi escolhido a dedo depois de pesquisar MUITO, principalmente na internet e em revistas. No caso do Big Muff já tinha ouvido muitas gravações demonstrativas na NET que me agradavam, então um dia fui numa loja e pedi pra testar. Gostei do que ouvi e trouxe pra casa.

 Sobre a historia do BIG Muff , conta a lenda que ele é uma variação do Muff Overdrive, também da EHX, porém eles buscavam mais sustain(algo bem mais difícil de obter nos anos 60) e  acabaram chegando num layout de varias cascatas de ganho, ou seja. O som passa por varias sessões de distorção dentro do pedal, gerando o som super comprimido que conhecemos.

 Vou te dar um exemplo comparando com outros pedais.








O Power Boost da Sola Sound, que é um boost/overdrive que eu gosto muito, tem 2 estágios de ganho.
















Já o Tone Bender MKIII tem 3 estágios de ganho e mais sustain.












O nosso amigo Big Muff tem 4 estágios de ganho com transistores e diodos, ou seja, mais ganho, mais distorção e mais sustain.



 Porque eu curto o som do Big Muff?

 Eu acho que ele tem um som bem orgânico(é difícil explicar isso). Outra coisa que gosto nele é que ele tem um som bem cheio, diferente de outros pedais que limitam muito o som da guitarra nos médios. E tem aquela característica de som de velcro que os fuzz tem.

Basicamente eu uso o Muff de duas formas basicas:
1- Com bastante ganho e muito sustain
2 - Usando menos ganho possível usando com acordes abertos. (só quando não estou com o meu ampli)

Ele com bastante ganho tem o som clássico do Big Muff, é aquele som que está em muitos dos discos mais marcantes da historia da guitarra. No video abaixo eu estou tocando com o set up de Les Paul + Big Muff + Ampli e vocês podem ver esse som com muito ganho que eu uso pra tocar um riff. Pro meu CD que estou gravando, pretendo usar este som pra fazer os riffs mais pesados. Eu gosto de ter bastante peso em alguns riffs, principalmente nos graves, porém sem soar com metal, O Muff é o mais pesado som de fuzz que eu possuo no meu set.




  Mas além desse som, como eu mencionei anteriormente,  da pra tirar um som um pouco mais limpo do Muff, abaixando bem o controle de ganho(Sustain). Eu pessoalmente uso muito essa configuração pra fazer as bases das músicas da minha banda ou projeto solo nos shows onde não tenho o MEU amp pois eu consigo tocar desde riffs até acordes abertos sem precisar usar o drive do amp do local. É algo que eu não sei se todo guitarrista gosta, mas eu aprecio o som de acordes abertos com drive, acho que produz um som bem cheio, mas depende muito da guitarra que você usa pra conseguir um resultado final legal. Porque você precisa conseguir ouvir as notas com clareza, e nem todas as guitarras possuem essa clareza.

 Bom pra ilustrar o som do Muff com menos ganho senho um segundo video:



  Vale lembrar que existem várias versões do Big Muff, a EHX foi mudando o projeto conforme o passar do tempo.

Não vou me aprofundar muito nisso pois não é minha especialidade, o único Muff que tive até hoje é a versão mais atual, que vocês podem ver nos vídeos,

 O Pedal foi comprado antes de eu decidir produzir meu CD solo que tem o conceito de ser todo feito por mim, com um custo acessível e altíssima qualidade de som, porem depois do início deste projeto, pude ver que o Big Muff  pode se encaixar bem fazendo os riffs mais pesados do CD.

 Uma das variações mais famosas do Big Muff é a Ram's Head, da decada da 70. Tem um timbre com mais médios, e foi usada por famosos guitarristas, como David Gilmour do Pink Floyd,.

 E por último, caso vocês tenham curtido peço que compartilhem no face, mandem pros amigos, enfim todas essas coisas que todo mundo pede. Isso é importante pro blog crescer e a discussão ficar mais interessante, é uma ajuda muito bem vinda.


Abraços e boa semana.


Filipe Zanella